"Pela Descriminalização e Regulamentação do balão junino"
A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS e QUEM DESEJA O MAL ATRAI O MAL.
Com essas duas verdades devolvemos a injúria.
Os detratores e predadores da arte, do folclore e da cultura da nossa gente, diante das imagens que foram mostradas no RJTV de 11ago2010 esgotam o repertório das mentiras assacadas contra os baloeiros, acusados como responsáveis (culpa difusa) pelo "incêndio no Morro dos Cabritos", em 19jun2010, chamado no noticiário do GLOBO de "vulcão em Copacabana", para causar o "terror pânico".
Obs. Na reportagem, comentada, destacam-se ofensas aos baloeiros e a qualificação pejorativa de "quadrilha" à sua organização. Sim, os baloeiros se organizam em Turmas, mas formam nas quadrilhas das Festas Juninas.
As fotos e as imagens de vídeo divulgadas são induvidosas e definitivas.
A QUEM ACUSA CABE O ONUS DA PROVA.
Assim, mais essa farsa é esclarecida pelos próprios mistificadores.
Esse episódio deve servir de exemplo a quem interessar possa.
"Os cães ladram e a caravana passa"
Atenciosamente.
Humberto Pinto Cel
INCÊNDIO NO MORRO DOS CABRITOS – COMPROMISSO COM A VERDADE OU A NECESSIDADE QUE TENHA SIDO BALÃO?Nesta quarta feira, 11 de agosto de 20010, tivemos a informação através da imprensa que a polícia havia resgatado restos de um balão que seria a prova do referido incêndio. O picadeiro continua armado e o show precisa prosseguir com o balão sendo o centro das atenções.
O incêndio começou na noite de 19/06/2010. A SAB em 09/08/2010 pede a DPMA através de ofício que informe sobre as investigações, e passados exatos 53 dias o que vemos é a retirada de um material que seria a boca de um balão onde nota-se que têm agarrado a sua estrutura metálica restos de papel e fios de barbante degradados pela ação do tempo (foto abaixo).
Restos de papel que não pegaram fogo...q estranho....
A imprensa exalta: " ...Para a polícia não resta dúvidas. A verdadeira causa do incêndio do Morro dos Cabritos foi mesmo um balão. O material recolhido vai para perícia"... .
Para a SAB não resta dúvida: O material retirado da encosta do Morro dos Cabritos prova o que havíamos dito. O balão é o bode expiatório desse incêndio, pois basta qualquer leigo ter o mínimo de discernimento para perceber que algo que tenha propagado fogo tem que estar queimado. A população não é burra e essa forma de investigação não deve ter credibilidade por tanto tempo do acorrido.
Perguntamos: Quais as outras linhas de investigação? Falou-se de uma festa na Lagoa num determinado prédio que teria feito uma queima de fogos junto a mata; de marginais que teriam queimado rolos de fios para remoção de cobre; de interesses de empresas de reflorestamento para liberação de verba; e de interesse imobiliário com aumento do plano diretor daquela localidade. Por que precisa ser o balão? Quem tem esse interesse? A questão é técnica ou política?
A SAB espera que o Instituto de Criminalista do Rio de janeiro, sendo uma instituição de inspira idoneidade e respeito relate no laudo através do teste do carbono 14 o que as imagens já comprovaram. A causa não foi o balão.
Atenciosamente,
Marcos Real
Dir. Presidente